Dieta Cetogênica

por | outubro 16, 2017

Dieta Cetogênica

Quando se fala em uma dieta que possui um teor considerado elevado de gordura, pode parecer estranho que isso seja benéfico de alguma maneira, realmente a cetose que ocorre em quem faz a dieta cetogênica que por muitos é conhecido como uma terapia pode ajudar em diversas doenças trazendo melhoras consideráveis para os pacientes.
A dieta cetogênica foi desenvolvida nos estados unidos em meados dos anos 1920 como fonte de tratamento de epilepsia, depois acabou esquecida, e hoje em dia vem sendo usada por pessoas para obter a perda de peso e também de gordura, essa dieta o esquema da pirâmide alimentar é basicamente invertido, a fonte principal de energia é as gorduras enquanto carboidratos é consumido em porções mínimas, já as proteínas tem que ter consumo moderado, dessa forma as células irão ter uma alteração na obtenção de energia.
A de carboidratos no organismo faz com que o fígado quebre gordura da alimentação e do tecido adiposo em ácidos graxos e também em tecidos cetônicos para assim obter energia, e conforme essa dieta é adaptada no dia a dia ela ajuda a pessoa obter a perda de peso de maneira natural, e também melhora a vida daqueles que sofrem de alguma doença como são usadas em tratamento de epilepsia, pois é mais que uma dieta é uma terapia.

Como funciona

Na dieta cetogênica o organismo utiliza a gordura como fonte primaria e assim seus adeptos acabam emagrecendo rapidamente, essa dieta é usada para paciente com epilepsia, mas não é indicada para pessoas com mais de 65 anos ou com algumas doenças renais, cardiovasculares e hepáticas. Nessa dieta é cortado todos os carboidratos e pôr no ter o carboidrato para processar o organismo entra em estado de cetose e usa a energia do corpo como fonte de alimento.
A dieta de cetogênica utilizada também no tratamento de epilepsia, e ajuda a diminuir as convulsões e acabam trazendo benefícios aos pacientes. Com a falta de carboidratos, o primeiro estoque de energia é o glicogênio que está presente no fígado e a cetose passa a usá-lo como fonte de energia e assim em demais processos.
Quando o corpo está em cetose o sistema entra em oxidação de gordura para obter energia e torna ativo o suprimento de energia com a falta de carboidratos, assim o organismo queima gordura de forma eficiente.

Benefícios da dieta Cetogênica

São muitos os benefícios que essa dieta pode trazer aos seus adeptos se seguida corretamente, alguns desses benefícios são:

  • A dieta cetogênica pode ser terapêutica para várias doenças celebrais;
  • A dieta pode melhorar o colesterol LDL;
  • Podem ser usadas como tratamento para síndrome metabólica;
  • Ajuda a diminuir a pressão arterial;
  • Como nem todo gordura do corpo ser igual, sua maior perda é na barriga;
  • Ajuda a aumentar o colesterol bom;
  • Ajuda a poupar massa magra;
  • Ajuda a controlar o apetite;

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *